No último dia 12 de julho, a Associação Casa da Agricultura Familiar marcou presença no 4º Dia de Campo da Mandioca da Cooperativa Agrícola Sul-Matogrossense (COPASUL), realizado na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul. O evento reuniu mais de 1.000 pessoas do setor agrícola do Brasil, Argentina e Paraguai, com o objetivo de discutir os avanços no manejo, as novas cultivares e as tendências tecnológicas relacionadas ao cultivo da mandioca.
A representação da Associação Casa da Agricultura Familiar foi composta pelo Diretor Presidente, Paulo Ventura, pelo Diretor Financeiro, Jeferson Moretti, e pela Biotecnóloga Caroline Belinato.
O evento teve início com a palestra conduzida pelo agrônomo Cleiton Zebalho, coordenador técnico da mandioca da COPASUL, que apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado pela UFSM, destacando a lacuna na produtividade da mandiocultura. Após a palestra de abertura, os participantes percorreram três estações diferentes no período da manhã.
Na primeira estação, o Dr. Neumárcio Vilanova da Costa, da Unioeste, abordou o tema "Alternativas de Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Mandioca", enfatizando a importância da escolha adequada da variedade cultivada e expondo diferentes estratégias de controle de plantas daninhas, ressaltando que o uso de defensivos químicos deve ser considerado apenas como última opção.
Na segunda estação, os analistas Helton Fleck da Silveira e Hermínio Souza Rocha, juntamente com o Dr. Rudiney Ringenberg, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, abordaram o tema "Desafios e Avanços na Obtenção de Novas Cultivares de Mandioca da Embrapa". Na terceira estação, o Dr. Emerson Fey, da Unioeste, abordou novamente o tema "Alternativas de Manejo de Plantas Daninhas na Cultura da Mandioca", destacando a importância da produção de palha para o plantio.
No período da tarde, o Me. Fábio Isaías Felipe, pesquisador do CEPEA, realizou uma exposição sobre o "Mercado da Mandioca". Sua apresentação destacou a indicação de uma volta aos valores normais do setor, fornecendo um mapeamento relevante para a tomada de decisão dos produtores.
O encerramento do 4º Dia de Campo da Mandioca contou com uma apresentação teórica e prática sobre o uso de drones na mandiocultura, conduzida pelo engenheiro agrônomo Alessandro Pedrozo, da Protect Plant.
Para a participação no evento, a Associação contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbosa Ferraz e do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz.
A participação da Associação Casa da Agricultura Familiar no 4º Dia de Campo da Mandioca da COPASUL demonstra seu compromisso em se manter atualizada sobre os avanços tecnológicos e as tendências no cultivo da mandioca, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Barbosa Ferraz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação.