PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PRODUTORES RURAIS DE BARBOSA FERRAZ PARTICIPAM DO 2° DIA DE CAMPO MANDIOCA MESA EM JANIÓPILIS

 



Na manhã da última terça-feira, 06 de junho, representantes da Associação Casa da Agricultura Familiar e produtores rurais de Barbosa Ferraz estiveram presentes no “2º Dia de Campo Mandioca Mesa”, evento promovido pelo IDR-Paraná e realizado no município de Janiópolis-PR.

O evento que contou com a participação de mais de 200 produtores rurais de 22 municípios do Estado do Paraná, permitiu aos presentes conhecer a avaliação de de 22 cultivares de mandioca de mesa - branca e amarela -, além de adquirir novos conhecimentos sobre o cultivo, manejo e comercialização desta cultura que foi eleita pela ONU como o alimento do século 21.

De acordo com Mari Isiri, Diretora Executiva da Associação Casa da Agricultura Familiar, "O Dia de Campo foi extremamente importante para a agricultura familiar. Hoje temos que acompanhar o desenvolvimento tecnológico para, cada vez mais, produzirmos alimentos com segurança e qualidade, permitindo assim, entrar e se consolidar nesse mercado tão competitivo."

O Dia de Campo foi dividido em quatro módulos. O primeiro, conduzido pelo pesquisador do IDR-Paraná, o Dr. Mário Takahashi, teve como objetivo expor técnicas e cuidados necessários com as mudas da mandioca, com o seu plantio e também orientar, com base em estudos científicos, quais as formas de identificar o ponto de amadurecimento para colheita. O segundo módulo, que contou com a orientação do Extensionista Rural do IDR-Paraná, José Cláudio do Prado, apresentou os números e resultados de volume de produção e tempo de cozimento obtidos através de pesquisas realizadas dentro do “Projeto Mandioca Mesa”.

O terceiro módulo, conduzido pelo Engenheiro Agrônomo da Embrapa, o Dr. Marcelo Ribeiro Romano, expôs as peculiaridades de diferentes cultivares, sendo possível conhecer as recomendações e aplicações para cada material, além de apresentar técnicas para todo o ciclo de produção, que vão, por exemplo, desde a escolha das ramas até o período ideal para colheita.

Por fim, o último módulo conduzido pelo Extensionista Rural do IDR-Paraná que assessora o Ceasa, Elzo Nunes, teve como objetivo expor aos presentes as opções de mercado existentes no estado do Paraná para que os produtores rurais possam comercializar a mandioca de mesa.

Para a participação no Dia de Campo, a Associação e os produtores rurais contaram com a parceria e apoio do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz e da Secretaria Municipal da Agricultura e Turismo que viabilizou o transporte até o evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE