Um recém-nascido que estava engasgado com leite foi salvo por um policial militar na madrugada de sábado (4), na cidade de Ubiratã.
O bebê, de apenas 17 dias, foi levado pela mãe ao hospital Santa Casa, onde recebeu o primeiro atendimento e desobstrução das vias aéreas do Cabo Gonçalves, que atua na 2°Cia da Policia Militar, e que estava no local aguardando atendimento à esposa.
“Assim que a mãe do bebê chegou batendo na porta do hospital, eu logo peguei a criança, pois percebi o engasgo, e já iniciei a manobra de Heimlich. Logo depois a criança começou a expelir leite pela boca e nariz. Logo na sequência ela deu dois espirros e começou chorar”, conta o policial, que também é pai.
Ele disse que é um sentimento de alívio e satisfação muito grande ter conseguido ajudar. “Nestes momentos a gente tem que manter a calma, tentar tranquilizar as pessoas que estão próximas e colocar em prática o que a gente aprendeu”, completa Gonçalves.
A criança recebeu atendimento médico logo depois, sendo a mãe orientada sobre os procedimentos a serem realizados em casos de engasgos.
MANOBRA DE HEIMLICH
Esse procedimento recebeu esse nome porque foi descrito em 1974 pelo Dr. Henry J. Heimlich, médico cirurgião norte-americano. O objetivo da manobra é simular a tosse, por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, de modo que se consiga expulsar o corpo estranho das vias aéreas de uma pessoa.
Fonte: Comunicação Social do 11° BPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação.