PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Caso confirmado de gripe H3N2 preocupa Saúde em Campo Mourão


A confirmação de um caso de Influenza H3N2, esta semana, em uma jovem de 26 anos, em Campo Mourão, acendeu o sinal de alerta da secretaria de Saúde do município. A confirmação foi feita pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen), através de testes recolhidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com o secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, a paciente teve apenas sintomas leves do vírus e passa bem. Seu esposo também apresentou indícios da doença – tosse, dor de cabeça, coriza, febre, entre outros.
Amostras foram recolhidas e enviadas ao Lacen. Ainda aguardam o resultado. “Dentre os exames coletados em Campo Mourão, principalmente na UPA, com características de síndrome gripal, enviados ao Laboratório Central, foi detectado a presença desta paciente com o vírus H3N2, que é uma variante das influenzas. É um vírus menos circulante entre a população, mas que nos preocupa pela gravidade”, comentou Santos, ao lembrar que o Paraná já registrou um óbito pela doença.
O secretário ressaltou a importância de a população – principalmente grupos prioritários – vacinar para aumentar a imunidade. Segundo ele, a nova variante do vírus pode ter surgido devido a baixa adesão da vacinação contra gripe este ano, problema que ocorreu em todo o Estado. “Todo mundo focou na vacinação contra a Covid-19 e acabou deixando de lado a vacinação contra a gripe, o que é um perigo, já que favorece o surgimento de variantes”, ressaltou.
Ele informou que o município reforçou uma campanha recentemente com os postos de saúde abertos até às 20 horas para vacinação, porém houve pouca adesão da comunidade. “Vamos continuar coma a disponibilidade de doses nas unidades de saúde. Pedimos que a população faça sua parte e se vacine. Muitos podem entender a gripe como uma bobagem, mas pode matar”, alertou. (Fonte: Tribuna do Interior)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE