Termina na quarta-feira, 31, o período do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, uma ação comemorativa ao Dia Mundial do Consumidor, promovida pelo PROCON de Campo Mourão juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), o que está acontecendo exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR.
“A preocupação principal é exatamente com a quantidade de pessoas que devido à pandemia da covid não estão conseguindo pagar suas dívidas. Assim, nós do Procon de Campo Mourão acionamos a PROCONSBRASIL que programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira” disse Sidnei Jardim, Secretário Executivo do Procon.
Esta ação dos órgãos de defesa do consumidor tem o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.
Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
“A articulação visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação do seu nome para que nessa pandemia continue tendo crédito “na praça” para manter sua família” afirma Sidnei Jardim.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon de Campo Mourão, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Fonte: Tá Sabendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação.